Se liga no Puta Dei 2013!

putadeiA luta das prostitutas pela garantia de direitos e da dignidade é diária e muita vezes silenciosa. Mesmo integrando a classe de uma das profissões mais antigas da humidade, estas mulheres trabalhadoras enfrentam preconceitos e estigmas diversos, reforçados pelo não reconhecimento do ofício perante a legislação brasileira. E para mais uma vez colocar os holofotes em cima destas e outras questões também pertinentes, a Associação de Prostitutas do Estado (Gempac) realiza pelo segundo ano consecutivo o Puta Dei – programação alusiva ao dia internacional da prostituta, 2 de junho. Na programação, debate político se une à arte e cultura, mostrando que a reflexão pode perpassar diversos campos e derrubar muitas fronteiras.

Tudo começou em 2012, quando o Gempac descobriu uma nova arma para difundir a luta das prostitutas: a comunicação autônoma. Com um projeto aprovado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, o “Zona de Direitos”, a instituição detectou que apesar dos grandes avanços que marcaram as últimas décadas, os níveis de violência registrados no meio das prostitutas ainda era muito alto. Por meio de levantamentos, pesquisas e ações chegou-se a conclusão que a mídia tem papel fundamental nessa construção.

“A forma como os veículos de comunicação lidam com as questões a ver com as prostitutas – tanto em relação a violência, como com a própria luta – reforçam determinados pensamentos da sociedade sobre a classe. Foi aí que percebemos que a única forma de estabelecer uma comunicação coerente com o que vivemos só seria possível se nos muníssemos de ferramentas como a internet”, explica Leila Barreto, do corpo administrativo do Gempac. Foi assim que pintou a ideia é montar um Núcleo de Comunicação para a instituição, que além de manter o blog blogdasesquinas.wordpress.com, também criou o conceito do Puta Dei e de outras ações desenvolvidas pela entidade, como a campanha “Não deixe a luz da esquina se apagar” e o evento em comemoração ao Dia da Mulher.

Puta Dei 2013

Mais uma vez apoiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos e agora também pelo Red Umbrella Fund, o Puta Dei volta este ano com força total. Depois do sucesso da primeira edição, prostitutas e parceiros convidam novamente a sociedade para uma programação criativa e instigante, a fim de envolver a todos em importantes debates.

A programação deste domingo, 2 de junho, inicia na Praça da República, às 9h. Lá, será realizado o primeiro Ato Puta Dei, com o lançamento da campanha “Já temos ocupação, agora queremos legalização!”. A iniciativa tem como objetivo divulgar a informação de que o ofício de Prostituta é reconhecido na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO. “Quando a lista da CBO foi criada, em 2002, os profissionais do sexo foram inclusos sob o número5198. Isso é um avanço para a classe, pois pelo menos garante direitos básicos. É importante que as pessoas saibam disso e, principalmente, que as mulheres que trabalham como prostitutas de inscrevam na CBO. Acreditamos que a adesão é um passo nessa luta em direção à legalização da profissão”, considera Leila. O ato se dará com distribuição de material informativo e também microfone aberto para considerações.

Depois do ato, ao meio-dia, haverá um cortejo em direção ao Stúdio 345, casa que abrigará o restante da programação do Puta Dei. Munidos de poesia e muita informação, o grupo convida a todos para trazerem adereços e fantasias para a manifestação itinerante. Depois do almoço, intitulado “Santa Ceia”, começa o segundo Ato Puta Dei, em que comunicadores, prostitutas e ativistas se unem para discutir diversas questões relacionadas à classe. “A ideia é que possamos conversar sobre comunicação e ativismo, unindo profissionais e pessoas que estejam na luta pelos direitos das minorias”, esclarece Leila. Estão convidados para o bate-papo Adelaide Oliveira (Funtelpa), Cristina Carvalho (OAB), Maria Christina Barbosa (Comitê Arte pela Vida) e membros do Gempac.

Às 15h30, Cinderela, membro do Gempac, e as “pepetes”, como são conhecidas as meninas que trabalham no Stúdio 345, darão uma oficina descontraída de strip-tease. Em seguida, começa a preparação para a tradicional Corrida de Calcinhas, atividade comum em toda a rede nacional de prostitutas. Às 17h inicia a programação cultural “Pega fogo, Cabaré”, com apresentações de performances, exposições fotográficas e música. “O interessante é unir todas as expressões artísticas em uma única programação, mostrando como o debate pode atravessar todas as linguagens. Convidamos a todos para endossar esse grito pelo fim do preconceito e por melhorias para a classe com a gente”, convida Leila.

Puta Dei 2013. Neste domingo, 2 de junho, a partir das 9h, na Praça da República. A partir do meio-dia, no Stúdio 345 (Travessa Frutuoso Guimarães, 345 – entre Ó de Almeida e Manoel Barata). Programação até às 22h. Entrada Gratuita.
Programação completa:

9h – Preliminares: acordando o corpo com Icaro Gaya/ confecção de cartazes para o cortejo.

Ato Puta Dei com o lançamento da campanha “Já temos ocupação, agora queremos legalização!”. Local: Praça da República.

11h30 – Cortejo em direção ao Stúdio 345 – Venha de fantasia, traga seus adereços!

12h – Santa Ceia.local: Stúdio 345

14h – Ato Puta Dei com o bate-papo “Putas, ativistas e comunicadores”. Local: Stúdio 345

Com: Adelaide Oliveira (Funtelpa); Maria Christina Barbosa (Advogada e Comitê arte pela vida); Cristina Carvalho (OAB); San Rigaud (estudante de direito – UFPA); Leila e Lourdes Barreto (Gempac).

15h30 – Oficina de strip-tease com Cinderela e as Pepetes. Ensaio fotográfico “As belas da tarde”, com o brechó Queen Jane. Local: Stúdio 345

17h – Corrida das Calcinhas. Abertura com o burlesco amazônico de Lo Ojuara. Local: Stúdio 345

18h- 22h – Baile “Pega Fogo, Cabaré!”, apresenta:

Performance Sarah Monserrat

DJs Rafael RG Fit Lucs

VJ Rodrigo Sabá

Perifeéricos

Djs Gersinho Paixão e Jeft Tesão

Dj Gabriel Gaya

Banda Carbono
Durante toda a programação: cobertura analógica de Ana Mauê; Exposição “Marcas que somos nós”, de Cinthya Marques.

Anúncios

Um comentário sobre “Se liga no Puta Dei 2013!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s