JÁ TEMOS OCUPAÇÃO, QUEREMOS LEGALIZAÇÃO

“JÁ TEMOS OCUPAÇÃO, QUEREMOS LEGALIZAÇÃO”: Profissional do sexo – número 5198 no CBO

IMG_6155

Neste primeiro de Maio, o Grupo de Mulheres Prostitutas do Pará sai de sua sede e vai pré-lançar sua campanha: “Já temos ocupação, queremos Legalização!” em um dos bairros que congrega o maior número de trabalhadores em Trânsito de Belém do Pará, o Bairro de São Braz, que também é palco de um grande número de trabalhadoras sexuais que em sua maioria não sabe e não discute os avanços que a rede Brasileira de Prostitutas alcançou, como o reconhecimento da profissão no Cadastro Brasileiro de Ocupação, esta vitória precisa ganhar significados na vida destas pessoas.
Esta Campanha terá seu lançamento no Putadei no dia 02 de junho – Dia Internacional das Prostitutas.
O discurso moralista- mesmo com a ocupação reconhecida reforça ainda o estigma que é tão forte e desrespeita as mulheres aumentando assim uma visão negativa em relação as prostitutas. Gabriela Leite, responde muito bem, dizendo sobre não entender o polêmica em relação a cartilha que foi elaborada melo Ministério do trabalho em conjunto com as profissionais do sexo e seus parceiros em legitimação desta profissão, que tem como função informar e estabelecer direitos para as mulheres.

IMG_6195

IMG_6160

O que é a CBO?!

A CBO – Classificação Brasileira de Ocupações trata do reconhecimento da existência de determinada ocupação no mercado de trabalho brasileiro e possibilita o profissional a conseguir benefícios em sua área.Informações detalhadas podem ser conseguidas no site do Ministério do Trabalho ou também na central de atendimento no número 158.

Relato da May – integrante do grupo de ação nas áreas

IMG_6171

Belém, 01 de Maio de 2013

Relatos do Primeiro de maio em São Brás.
O primeiro de maio que para muitos poucos é motivo de comemoração foi para nós do ‘Gempac’ mais um dia de arregaçar as mangas e colocar em evidência o objetivo de luta das profissionais do sexo, ou como diria nossa companheira de tantas batalhas Lourdes Barreto, “ Puta mesmo!”. Iniciamos nossa ação já com forte impacto político que foi aberto pelos companheiros de vários sindicatos trabalhistas com direito de fala, sensibilização e muitos aplausos. Durante um manifesto em plena Praça do Operário em São Braz, Belém, Pará, Brasil.
Nessa mesma ocasião começamos a fazer à informação circular de maneira prática através de conversas e entregas de adesivo. Depois de algumas horas resolvemos fazer algumas abordagens nos bares do entorno da rodoviária junto as nossas colegas de trabalho e que por sinal para início de organização foi de suma importância, pois, o acolhimento trocado entre nós de total confiança e tranquilidade com gravações em depoimentos, fotos, e os próprios objetivos, incidência política, direitos e a própria valorização de nossa categoria. Por mais que não seja o principal objetivo fazer a prevenção das DST/HIV e AIDS dentro das áreas de prostituição. Nós temos uma grande preocupação e claro fomos ‘munidas’ de preservativos e fizemos nosso papel de multiplicadoras e sensibilizadoras desse grande fantasma epidemiológicas que assustam toda uma sociedade.
Conseguimos realizar um ótimo trabalho nos bares Carimbó, Siriá, Antenas Bar, Braz Braz, Bar do Didi e em própria via pública com proposta de voltar e ter uma resposta de reconhecimento e fortalecimento de novas protagonistas dessa história de luta que jamais pode ser silenciada.

Maria Elias – Mais conhecida como May

As trabalhadoras são iguais em todas as profissões. Temos que ter direitos, reconhecimento e RESPEITO! A rede de Mulheres prostitutas está nessa luta há mais de 30 anos, não deixe nossa maior vitória ser mais uma vez silenciada.

Anúncios

Um comentário sobre “JÁ TEMOS OCUPAÇÃO, QUEREMOS LEGALIZAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s