LIVRES CONEXÕES DE MULHERES DE ANTENAS

cartaz programação 8 de marco mnr

Mulheres de Antenas resignificam seu dia entre conexões, incidências políticas,arte e muita solidariedade! Onde tornam a dizer e mostrar qual é mesmo a força das Antenas.

Há exatamente um ano, no dia 08 de março, GEMPAC – Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará, importante Movimento de Mulheres do Estado do Pará realizou o DIA INTERNACIONAL DA MULHER LIVRE. Um brado de libertação das amarras Institucionais um retorno as Esquinas! Foi um Evento que tomou a esquina e sede desta singular Organização com uma diversa e aliada participação que traduziu importantes frutos dos novos rumos que a mesma prioriza e vem fortalecendo em nosso Estado em especial no Bairro da Campina. .

A Programação do Dia Internacional da Mulher deste ano também inovadora e com participação diversa e especial tem como Tema “Mulheres de Antenas” que ganhou significados junto as Mulheres prostitutas através das ações do Núcleo de Comunicação do GEMPAC, ferramentas comunicacionais conquistadas por meio do projeto de mesmo nome com financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
Já em fevereiro um ciclo de ações e programações formativas, informativas e políticas serão realizadas na sede do GEMPAC e nos seus entornos: como em pontos/áreas de atuação das mulheres prostitutas e de aliados.
As ações das Mulheres de Antenas contarão com: Labs de criação, oficinas de comunicação e produção áudio visual, assembléia no GEMPAC, Bate papos presenciais e via SKYPE, registros das memórias do Bairro da Campina e seus personagens, Retorno do Cine GEMPAC com novo ciclo com filmes que mostrarão vários rostos e imagens das diversas mulheres de Antenas, Programa de Rádio sobre questões trabalhistas, conceitos de interesse do movimento e mídia tática entre outros.

Afinal quem são as Mulheres de Antenas?

Diferentemente da música de Chico Buarque em sua famosa Mulheres de Atenas. As de Antenas conseguem movimento e trocas por decibéis de outros espaços, que não estes, amarrados ou definidos, mas, aqueles inventivos e libertários. Vivemos cruzando com várias delas por essas esquinas belenenses.

Elas escolhem o que querem fazer com seu corpo, com seu cotidiano, estão ‘antenadas’, percebendo todas as situações, se posicionam sem medo de toda essa construção patriarcal opressora que aparece silenciosamente carregando um grau enorme de violência, a força e determinação de enfrentar estas submissões, o prazer pela vida e o grito por respeito e Liberdade são características que percebemos ali cotidianamente nos diálogos no meio da rua entre mulheres com vidas diversas mais que se aproximam a todo momento quando se conectam.

Porém, o assistencialismo higienizador estatal – e também da sociedade que só reforça o estigma em cima das prostitutas e não possibilita que se discutam identidades – direitos perpetuando violências e as silenciando mais uma vez. Daí a importância de ressignificar as lutas e novas perspectivas para que se consiga uma classe de trabalhadora organizada, crítica e ativa que tenham ferramentas para expressar e atualizar suas demandas por autodeterminação e participação na esfera pública, Ir além como diz o advogado Roberto Domingues – (GAPA-MG e membro da Rede Brasileira de Prostitutas) “de discursos pseudo emancipatórios que insistem na tutela daquelas que julgam menos capazes de exercerem a autodeterminação de sua história?” em resposta a carta publicada no Blog das Marchas das Mulheres que falava contrariamente sobre a legalização da profissão.
Para isso precisamos da ajuda de todos que quiserem participar e construir conosco essa tão importante Programação, onde tornaremos a dizer e mostrar qual é mesmo a força das Antenas!

CONEXÕES DE SOLIDARIEDADE – Não deixe a luz da esquina se apagar

Ainda no fechamento desta pauta, uma infeliz tragédia aconteceu na sede no Grupo de Mulheres Prostitutas do Pará, a viga de sustentação central do telhado do prédio caiu nessa noite, com risco de desabamento total. Felizmente não tivemos nenhum ferido, mas, sim muita força e ajuda de parceiros para tirar documentos preciosos do lugar, mas boa parte da memória mais antiga ainda está no prédio interditado.

Diante deste quadro ocorreram mudanças no local de atividades e também nossas prioridades, não ocorrendo mais nesta data o lançamento do Projeto que visava a estruturação administrativa e financeira do grupo, ficando definido e priorizado a mobilização em torno de ações e campanha Não deixe a luz das esquinas se apagar para a reforma do prédio tão logo a liberação do laudo da defesa Civil e Corpo de Bombeiros, previsto para esta sexta.

Culminaremos toda essa Programação, ainda sob o impacto do ocorrido mas na mesma resistência e criatividade características desta importante organização feminina, com o já esperado Dia Internacional da Mulher livre, o grande 8 de março, o qual tivemos o prazer de renomear ano passado e que esperamos que consiga ser tão espetacular quanto.
Assim em um tom não apenas cultural mas político,reivindicatório e de solidariedade que a Instituição propõe e convida aliados para nossa programação do 8 de março que fechará com o Baile das Mulheres de Antenas em um grande show do cantor Luiz Girard e Allan Carvalho, Banda Carbono, Discotecagem dos DJs Celiona e Maels Davis , além da comemoração do Aniversário de nossas mulheres de Antenas
A fim de não deixar se apagar um trabalho desenvolvido por mais de vinte anos, junte-se a nós e pessoas de diversos setores – estudantes, articuladores culturais, moradores e comunicadores – para pensar em algumas alternativas para estas problemáticas e principalmente soluções.

SERVIÇO
Dia Internacional da Mulher Livre
Baile das Mulheres de Antenas
A partir das 19h
Travessa Padre Prudêncio Esquina com Carlos Gomes
Contatos: 82059361/99850141 – gempac@yahoo.com.br/
https://blogdasesquinas.wordpress.com

Contribuições:
Campanha Não Deixe a Luz da Esquina se Apagar
em favor do Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará
CNPJ 83.350.546/0001-08
BANPARA
CONTA CORRENTE 0000320757
agencia 011 – BELÉM CENTRO

PROGRAMAÇÃO – 08 DE MARÇO – LIVRES CONEXÕES

13:00h – 14:30h CONEXÕES DAS ESQUINAS Programa de Rádio das Mulheres de Antenas – Entrevistas – Músicas -Conceitos sem preconceitos

15:00h –CONEXÕES INTERNACIONAIS – SKIPE com Friederike Strack – DVIDA RJ/ HYDRA-BERLIM “As boas vão para o céu nós vamos para todos os lugares” “ Nosso movimento e as Políticas Internacionais em relação a Prostituição”

17:00h CONEXÕES ENTRE MULHERES E ARTE
Performances artísticas e criativas das Mulheres de Antenas¬
Conecte sua intervenção.
Local: Travessa Campos Sales, 745 esquina com Carlos Gomes – CAMPINA

19:00h em diante TODAS CONEXÕES
BAILE DAS ANTENAS com os Djs: Céliona e Maels Davis.
Puta Festa – Aniversariantes março: Celina e Jacqueline.
Banda Carbono.
Show das ‘de Antenas’, Luiz Girard e Allan Carvalho

Local: Travessa Padre Prudêncio esquina com Carlos Gomes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s