Zona de direito: Núcleo de Comunicação do Gempac

O Núcleo de Comunicação do Gempac é um instrumento de enfrentamento às violações de direitos humanos sofridas pelas prostitutas da Região Metropolitana de Belém, em especial nas áreas do Centro e próximas às estradas. A demanda foi constatada com a realização do Projeto Zona de Direitos ,apoiado pelo Fundo Brasil por meio do Edital 2011.

As ações realizadas no projeto anterior evidenciaram que a violência e discriminação que sofrem as prostitutas estão ligadas a preconceitos sociais e morais. Por meio da disseminação de informações, através de uma mídia própria, direta das esquinas e espaços onde essas mulheres atuam, o grupo espera reforçar a incidência política delas. Assim fortalecer o discurso ideológico da entidade por meio da difusão de conteúdos cristicos sobre a realidade das prostitutas paraenses e/ou que trasitam nestas esquinas.

As próprias prostitutas vão produzir um blog, um jornal impresso e produtos audiovisuais para divulgar informações; fazer denúncias sobre as violências sofridas; e contar os avanços do movimento ao longo dos mais de 22 anos de atuação pela defesa de seus direitos

Uma equipe de profissionais e ativistas da área de comunicação estará à frente de oficinas de “Midiativismo”, para oferecer condições às prostitutas de participarem das atividades, imprimindo o olhar particular delas ao material produzido. Organização de arquivo, software livre, fotojornalismo, redação jornalística e diagramação são alguns dos temas técnicos a serem abordados.

A frente de audiovisual do núcleo contará com o apoio do projeto Cine Gempac. Aprovado no edital da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará, esse outro projeto realiza sessões de cinema e produção audiovisual.

Por Leila Barreto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s