//
você está lendo...
movimento na midia

Blog das Esquinas: Subjetividade e luta na rede

Rômulo, do Corredor Polonês, abre a oficina apresentando a casa/atelier que faz resistência anarquista no bairro da Campina.


No dia 2 de junho de 2012 no Corredor Polonês, durante o Puta Dei, aconteceu mais uma etapa da construção do Blog das Esquinas – veículo de comunicação em rede que busca construir um espaço virtual de afirmação de direitos e valores acerca da prostituição no bairro da campina (Belém), na Amazônia e no mundo.

Na ocasião, o Núcleo de Comunicação do GEMPAC apresentou um resumo das discussões ocorridas durante um mês – etapa de planejamento – para a definição da linha editorial do blog. O resultado dessas discussões foi apresentado na forma de um pré-layout construído no software livre wordpress. Além do layout, o próprio conteúdo do blog, como texto, foto e vídeo, deve ser alimentado através de práticas jornalísticas cooperativas, com a finalidade de defender a diversidade informativa.

No Puta Dei, o Blog das Esquinas foi lançado em uma oficina (ver vídeo) com a participação de estudantes universitários, militantes sociais, políticos e professores, convidando todos para uma construção coletiva que sai do cotidiano para o virtual, e que representa em essência um projeto de transformação social, através de uma abordagem verdadeira sobre os direitos da profissão, a luta organizada e a subjetividade das prostitutas.

O que é o Núcleo de Comunicação do Gempac?

O Núcleo de Comunicação é uma organização independente, voluntária e apartidária, gestionada pela produtora Garfo e Faca, a equipe do Cine Gempac,  diretoria do Gempac e o movimento Mocambo. O Núcleo foi lançado no dia 8 de março de 2012, na comemoração do DIa da Mulher LIVRE, mesma ocasião em que foi lançada a campanha de revitalização “Não Deixe a Luz da Esquina se Apagar”, uma das principais metas do grupo. O Núcleo parte da premissa de que os comunicadores devem estar dentro do conflito, com o interesse de democratizar a palavra e a informação, objetivando através da comunicação, articular ações, ressignificar o espaço e consolidar parcerias.

Por Maécio Monteiro

Sobre blogdasesquinas

Comunicação das esquinas.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: